Quem Somos

As Profissionais


Fátima Neves

Psicóloga clínica formada pela Unisa. Adestradora de cães desde 2002, com diversos cursos de capacitação, todos voltados para o bem-estar animal e a boa relação com os tutores. Na experiência de 10 anos em Terapia Assistida por Animais encontrou a possibilidade de unir suas duas paixões em prol do benefício dos pacientes de diversas patologias e necessidades, já tendo trabalhado com diversos públicos, tais como idosos institucionalizados, crianças cardiopatas, PC, Down, Autistas, etc.

Fabiana Elisa Dutra

Engenheira de Alimentos formada pela UNICAMP e pós-graduada em Marketing pela ESPM. Fabiana trabalhou por 10 anos com Pesquisa de Mercado e por 3 foi proprietária de um restaurante. Entretanto, em 2014 decidiu mudar totalmente o rumo de sua carreira, passando a exercer sua verdadeira vocação: o trabalho com os cães. Desde então, vem atuando neste mercado, iniciando como Dog Walker e Pet Sitter e atualmente exercendo IAA.

O QUE É IAA?


sobre


Intervenção Assistida por Animais / Animal-assisted interaction 

Qualquer contato humano-humano que tenha um animal como facilitador do processo. As intervenções podem ser segmentadas em AAA - Atividade assistida por animais; TAA - Terapia assistida por animais e EAA - Educação assistida por animais. Podemos compreender a diferença entre elas da seguinte forma:

AAA: As atividades contribuem para melhorar a qualidade de vida dos assistidos uma vez que proporcionam benefícios motivacionais, recreativos e terapêuticos. Entretanto, elas não contemplam um objetivo claro para cada sessão, não é preciso fazer nenhum tipo de anotação, são atividades de conteúdo espontâneo e não possuem uma duração definida. 

TAA: O objetivo da terapia é aprimorar o aspecto de sociabilidade do paciente, o emocional e a função cognitiva. Neste tipo de terapia, o animal é parte integral do programa e contribui para o alcance dos objetivos. Para que seja considerada terapia, o tratamento deve ser conduzido por um profissional da saúde. Podem ser realizadas de forma individual ou em grupo, mas as sessões sempre deverão ser documentadas e avaliadas, uma vez que existe um objetivo claro para cada indivíduo, o qual deverá ser medido e avaliado.

EAA: É um tipo de intervenção que é conduzida por um profissional da educação. Da mesma forma que a TAA, todo o programa deve  ser documentado e os resultados devem ser mensurados e analisados.





Compartilhe